O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Koyoharu Gotouge

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

Hoje é a vez de Koyoharu Gotouge, responsável por Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Saber de onde a onde você tem que desenhar no papel. E quantos centímetros de espaço em branco devem ser deixados no meio das páginas.

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Eu queria ser mais veloz para desenhar storyboards, então eu pratiquei escrever o texto (sozinha) mais rápido. Se você acha que é isso que te atrasa, treine escrever conversas bate-bola em forma de listas.

De forma geral, você deveria analisar a si mesmo. Aprimorar as técnicas que tem e trabalhar em vencer suas fraquezas o máximo que der.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Tenha certeza que o protagonista tem mais tempo de tela que todo mundo. É bom minimizar as partes que não tem a ver com seu personagem principal ou com a trama central. Eu até mesmo corto personagens inteiros se eles não avançam a história.

Quando começo um storyboard, meu objetivo é contar a história que eu quero contar no espaço que eu tenho, e não ter medo de passar vergonha.

O criticismo que recebo do editor pode ser brutal, mas dar seu máximo no storyboard não é algo para ter vergonha. Apenas pegue as críticas para melhorar na próxima.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Eu nunca trabalhei como assistente de mangaká, mas eu aposto que teria sido um jeito incrível para aprender e adquirir habilidades. Ainda assim, mesmo sem essa experiência, eu tive tantas pessoas dispostas a me ensinar coisas, então eu acho que funcionou de alguma forma.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Não faça conceitos simples serem mais complexos do que são.

Teve tantas vezes em que eu li um trabalho criativo cheio de coisas desnecessariamente complexas. Nesses casos, eu não consigo lembrar nada, eu não consigo entender o que está acontecendo (maior parte do tempo por que eu sou imbecil), e acabo largando o que quer que seja, o que me deixa triste.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Eu crio personagens baseado em família, amigos e outras pessoas da minha vida. Filmes também são uma fonte de inspiração, mas eu acho que nada bate a vida real, pessoas que respiram. Eu não acho que é bom ter só a inspiração de trabalhos ficcionais.

Tente analisar seus sentimentos sobre pessoas diferentes. O que faz alguém atrativo? Ou insuportável? Ou digno de respeito?

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Um personagem é moldado por sua origem, meio, personalidade, pensamentos, palavras e ações. Tente sondar a vida de seus personagens e seus valores até que você os conheça tão bem a ponto deles parecerem alguém da sua própria vida, onde você mal precisa pensar sobre o que eles fariam ou diriam em uma determinada situação.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Eu nunca fui muito de somar números ou de matemática em geral, então vamos dizer apenas que eu criei muito.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Mesmo que o mundo que você está criando é complexo, não tente explicá-lo de uma vez. A maioria dos leitores ficarão sobrecarregados se você inundar eles com ondas de terminologias bizarras e conceitos estranhos. Então, mantenha as coisas legais e simples – principalmente no começo – e apele aos sentidos ao invés disso.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

De sete a dez horas.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

De quatro a cinco dias, provavelmente.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu vejo os mais novos e mais importantes trabalhos de ficção que saem, e os analiso. O mesmo para trabalhos de pessoas especialmente talentosas.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Eu duvido que consegui fazer um bom uso das minhas inspirações, mas eu referencio antigos folclores japoneses, SF Tanpen Theater, de Fujiko F. Fujio, Parasyte e Hissatsu Shigotonin, entre outros.

Rolar para cima