Afinal, quando One Piece vai acabar?

One Piece é uma das séries mais longevas da Weekly Shonen Jump e um dos maiores sucessos comerciais referentes a quadrinhos do mundo. Um de seus principais chamarizes é a sua extensão. Tendo começado em dezembro de 1997, a obra de Eiichiro Oda é publicada até os dias atuais, de forma semanal, contando com mais de 100 volumes e mais de 1000 capítulos.

Porém, para os que acompanham a história dos Chapéus de Palha a tanto tempo, uma pergunta paira: Quando o mangá irá se encerrar? 

Tal pergunta já se tornou motivo de memes na internet devido a supostas inconsistências do autor em dizer uma data, porém, o texto a seguir mostrará que as declarações de Oda tem um padrão bem mais claro do que parece.

Aviso: A maioria das informações a seguir foram tiradas do canal Library of Ohara, onde Artur, o dono, fez um compilado das declarações até 2020. Estamos reproduzindo uma versão traduzida e adicionando a mais recente entrevista do autor.

Antes de analisar, precisamos fazer a divisão em duas categorias: As afirmações de porcentagem e as afirmações cronológicas. 

Mas qual seria a diferença?

Algumas vezes, tanto Oda quanto o editor responsável diz que a obra está X% concluída, enquanto em outras o responsável pela declaração diz que faltam X anos. Vamos analisar ambas de forma separada.

Percentual

Em 2015, o editor Suguru Sugita, responsável por One Piece na época, deu uma entrevista ao programa de rádio Gold Rush. Ali, comentou que, de acordo com Oda, a parte antes do time-skip (volume 60) equivaleria a 50% do mangá.

Tal declaração é reforçada por um texto de 2012, em um especial chamado One Piece Shinbun, onde é dito que no final de Punk Hazard (volume 70), é estimado que a história estaria 60% concluída.

Além disso, em 2014, na entrevista feita na exposição de One Piece realizada em Taiwan, o editor da época, Kohei Onishi, comentou que naquele momento (volume 75), a história estaria entre 60% a 70% concluída.

Voltando a primeira entrevista citada, Sugita logo depois de declarar isso, estima, de forma vaga, que naquele momento (volume 79) a história talvez estivesse em 70%.

A próxima declaração só seria dada um ano depois e pelo próprio autor. Em 2016, Oda comenta, em um texto promocional chamado Dai One Piece Shinbun, que a história estaria em 65%. Porém, na mesma semana, em entrevista com a Fuji TV, o autor retificou a informação e comentou que a obra realmente estava em 70% no momento (volume 83).

A última declaração referente ao percentual da obra até hoje foi em 2018, no início do arco de Wano (volume 91), onde foi dito que a obra chegara aos 80%.

Cronologia

Passando agora para as datas, o primeiro comentário feito foi em 2002, em que Oda brinca dizendo que demoraria 20 anos para desenhar tudo o que gostaria (ou seja, 2022).

Em 2014, o editor Kohei Onishi comentou que estimava que One Piece acabaria em 10 anos (ou seja, 2024). Essa estimativa foi corroborada por Oda em uma outra entrevista feita no mesmo ano.

Passando para 2019, Oda, em uma entrevista para um canal de Youtube, disse que queria finalizar One Piece em 5 anos (ou seja, 2024). No mesmo ano, o editor responsável por One Piece na época, Takuma Naito, disse que, apesar de estar cético quanto a data mencionada já que Oda estica bastante a história, comentou que “Se ele disse que será em 5 anos, então certamente será em 5 anos.”

Em 2020, o autor comentou em uma entrevista para TV Arashi que One Piece tem mais 4 ou 5 anos pela frente (ou seja, 2024-2025). Vale mencionar que em 2020, Oda teve diversas pausas em seu trabalho, portanto, a estimativa pode ser prolongada por conta disso. O autor reafirmou no volume 97 o que disse na entrevista, focando que a história está acabando.

Por fim, a última declaração foi na entrevista feita em 2022, na qual Oda comenta que “não gritaria aos sete mares, mas gostaria de apostar que acaba em 3 anos” (ou seja, 2025).

Vale ressaltar que, retroativamente, Oda já comentou que, no início, queria acabar a história em cinco anos. (ou seja, 2002)

Conclusão

Referente a parte percentual, é possível perceber uma consistência boa sobre seus percentuais. Se formos calcular de forma concreta, considerando a estimativa inicial de que a história chegou na metade no volume 60, ela estaria em 60% no volume 72; em 70% no volume 84; e em 80% no volume 96. Não são números longes da realidade, apesar de não serem exatos.

Já referente a datas, a precisão é bem semelhante, talvez até mais, sempre colocando a data de término por volta de 2024. Se formos analisar os dados que temos, no ritmo atual, One Piece chegaria ao volume 120, suposto volume final de acordo com os percentuais, por volta de 2026 a 2027. Ou seja, tal qual os dados de porcentagem, não está tão longe do que foi estimado por tanto tempo (com exceção de 2002, ali sabemos que o autor estava brincando e apenas fez uma hipérbole).

Em resumo, apesar do autor e da equipe criativa não terem estimativas precisas, elas estão longe de ser fora da realidade, ou repetitivas como o meme divertidíssimo de “todo ano o Oda fala que One Piece vai acabar em 5 anos” propaga.

Rolar para cima