Em comemoração aos 50 anos do mangá Rosa de Versalhes, foi anunciado que a obra de Riyoko Ikeda ganhará um filme animado.
O anúncio veio com um trailer, que mostra cenas do mangá ao som do primeiro movimento da Sinfonia 41 de Mozart, Allegro vivace. Um pôster promocional também foi divulgado, com o primeiro visual dos personagens Oscar e Maria Antonieta em um quadro.
Um site oficial para o filme já está online.
O mangá, publicado entre 1972 e 1973, é considerado um clássico dos mangá shoujo, e trata-se de uma ficção histórica da época da revolução francesa. No Brasil, o mangá foi publicado pela editora JBC.
Sinopse: Maria Antonieta, da Família Habsburgo da Áustria tornou-se a delfina da França com apenas 14 anos ao entrar para a Família Bourbon.
Oscar François de Jarjayes, capitã da Guarda Real, foi escolhida para realizar a escolta da jovem delfina. Apesar de ser a filha caçula de uma casa de generais e dona de uma beleza exuberante, foi criada como um homem para ser a sucessora da Família Jarjayes, recebendo educação militar desde cedo.
Apesar de viver na corte, Maria Antonieta sentia uma grande solidão por estar em um país estrangeiro. Desejando esquecer esse sentimento, a delfina participa de um baile de máscaras realizado na casa de ópera. E nesse dia, ela conhece o jovem nobre sueco Hans Fersen e se apaixona perdidamente por ele.