Tsubasa Yamaguchi comenta sobre Blue Period: “Podemos dizer que o fim está apenas no rascunho.”

Recentemente, o site francês linternaute.com publicou uma entrevista com a mangaká Tsubasa Yamaguchi, responsável pelo mangá Blue Period.

Dentre as respostas, Yamaguchi comenta que não sabe exatamente de onde vem sua paixão por arte, mas que a tem desde criança, e que seus estudos foram voltados ao aprimoramento naquilo que gosta. Em seguida, comenta que desde pequena gostava da ideia de se tornar uma mangaká, mas não conseguiu antes devido a competitividade do ambiente. Só após a universidade que voltou a olhar para esta carreira, tentou novamente e conseguiu a publicação atual.

Dentre outras perguntas mais, o site comenta que o nome do mangá, Blue Period, faz referência ao Período Azul do pintor Pablo Picasso e questiona se o protagonista, após uma evolução, passará a representar o Período Rosa do pintor. Yamaguchi responde de forma humorada que, por enquanto, essa questão não está nos planos.

Quando é questionada sobre o final do mangá, a autora emenda dizendo que, apesar dela ter pensado nisso, existem diversos caminhos em sua mente, sendo que nem todos convergem para um mesmo local. Portanto, a única coisa que poderia afirmar é que o final de sua obra é apenas um esboço no momento.

O site, posteriormente, questiona se Yamaguchi conseguiu se expressar ou se entender por meio da arte. Yamaguchi confirma e comenta que isso diz respeito a vários artistas, em sua opinião. Cita então que, quando se trabalha com mangás, aprende-se a discutir mais sobre o desenho antes de fazê-lo, em reuniões com o editor, por exemplo. Além disso, fazer mangá exige ter um conhecimento do que já foi feito antes para dar prosseguimento.

Por fim, Linternaute pergunta se Yamaguchi escolheu o tema para seu mangá visando a competição, que há naturalmente no mercado de mangás, ou se realmente queria falar sobre arte. A autora diz que há um pouco de ambos, sendo que a escolha de um tema fora do comum pode ter sido influenciada por um cálculo editorial, fazendo com que ela se destacasse e atraísse leitores ao mesmo tempo que trabalha com algo que se sente à vontade e queria explorar.

Publicado no Japão desde 2017, a obra de Tsubasa Yamaguchi conta atualmente com 13 volumes e mais de 5,5 milhões de cópias. No Brasil, a obra é lançada pela editora Panini.

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