Foi divulgado o resultado do 16º Prêmio Taishô e, com 102 pontos na votação, o vencedor foi o mangá Kore Kaite Shine – Draw this, Then Die!. Obra shonen de Minoru Toyoda, é publicado na revista Monthly Shonen Sunday, da Shogakukan, e conta atualmente com 2 volumes.
O segundo lugar ficou com Akane-Banashi, mangá publicado atualmente na Shonen Jump, que recebeu 100 pontos na votação.
Fechando o pódium, tivemos Onna no Soro no Hoshi, josei que recebe sua terceira indicação seguida ao prêmio, mas que conquistou apenas 65 pontos.
A surpresa ocorreu na outra extremidade, com o popular Takopi’s Original Sin ficando em penúltimo, na frente apenas do premiadíssimo A Noite que Hikaru Morreu, a única das obras concorrentes deste ano que já foi anunciada para o Brasil.
Ao todo, foram indicados 11 mangás, oriundos de uma seleção de 242 títulos escolhidos dentro dos termos restritos da premiação. O comitê de votação é composto por funcionários de livrarias responsáveis pelos mangás de suas respectivas lojas. Os títulos só podem ser indicados se estiverem no começo de sua publicação (no máximo 8 volumes em circulação) e devem ter estreado no intervalo de tempo entre uma premiação e outra. A limitação do número de volumes e data de lançamento visa impulsionar e divulgar obras novas com potencial.
A lista completa pode ser vista a seguir:
- Kore Kaite Shine – 102 pontos
- Akane-Banashi – 100 pontos
- Onna no Soro no Hoshi – 65 pontos
- You and I are Polar Opposites – 65 pontos
- Tenmaku no Jadūgal: A Witch’s Life in Mongol – 59 pontos
- Nippon Sangoku – 59 pontos
- Goodbye Eri – 44 pontos
- Super no Ura de Yani Suu Futari – 34 pontos
- Gekikou Kamen – 32 pontos
- Takopi’s Original Sin – 29 pontos
- A Noite que Hikaru Morreu – 22 pontos
Sinopse de Kore Kaite Shine: Ai Yasume é uma estudante vivendo em Izu Oshima, uma ilha que faz parte de Tóquio. Ela ama ler mangás, mas um certo evento desperta nela a vontade de criar mangás.