O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Ryuhei Tamura

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

Hoje é a vez de Ryuhei Tamura, responsável por Beelzebub


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Como usar corretivo líquido, já que eu não sabia nem que Misnon [uma marca de branquinho] existia. Lá atrás, quando eu estragava algo, eu tinha que jogar a página fora e recomeçar. Toda vez, eu pensava “Cara, mangakás tem que ter vontades de ferro pra dar conta desse trabalho”.

Acontece que eu sou só um daqueles velhotes que as crianças hoje em dia não conseguem se relacionar, com todas as opções de artes digitais e tal…

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Eu acho que é tremendamente útil ter amigos para ler suas coisas e dar feedback.

Eu estava tão ansioso por um feedback, que eu fazia vários storyboards no lápis. Levou um bom tempo pra eu me acostumar com canetas e tintas.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Eu tento imaginar o eu que desenha os storyboards como uma pessoa completamente diferente do eu que vai corrigir essas coisas. O primeiro cara vai na velocidade total, totalmente no instinto, enquanto o segundo cara diz “Opaaa, calma aí, camarada” e vive no mundo da lógica e da razão. 

Não sou do tipo que se preocupa muito com o enredo, então quando eu estou pegando material para a página, eu encontro dificuldades se estiver mirando em storyboards “perfeitos”. Ao invés disso, eu diminuo a expectativa (nem sempre é fácil) e só finalizo o meu trabalho. Então, eu posso subir as expectativas de novo quando for editar.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Ter uma pilha maior de personagens teria salvo meu pescoço várias vezes. Isso se tornou um problema cada vez mais e mais à medida que a série avançava.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Uma dificuldade pequena para começar e muitas risadas. Esses são meus guias principais.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

O elemento do humor é grande pra mim, pessoalmente. Eu tenho problemas em desenhar meus personagens (e gostar deles) se eles não são engraçados. Eu não combino com vilões e personagens mais sérios. Isso provavelmente é um sinal que eu preciso me desafiar a mudar minha abordagem.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Jogue muitos personagens juntos, faça eles interagirem, e veja como se sai. Porque um personagem é tão bom quanto suas interações. É difícil desenhar a atratividade de um personagem quando ele está no vácuo, sozinho.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

A primeira coisa que fiz foi pra uma revista, foi minha segunda submissão grande. Então, eu tive três one-shots diferentes que me levaram à primeira serialização.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Balões de fala maiores, menos diálogo, cinco ou menos quadros por página. Esse é o ideal. Eu não posso me prender sempre a essas regras.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

De três a quatro dias. Ultimamente eu tenho feito minhas próprias edições e desenhos, o que leva muito tempo.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Quatro dias. Três para desenhar os personagens, e um a mais para os toques finais.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu consumo mídias – Shows de TV, vídeos da internet, rádio, filmes, dramas, animes. Eu também tenho minha mídia favorita tocando no fundo em loop enquanto eu trabalho, e de alguma forma me ajuda. A composição, o ritmo do diálogo, e as coisas que eu gosto ficam na minha cabeça.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Coletâneas de histórias curtas e primeiros volumes de mangás serializados. Em particular, referenciar obras que contem uma história completa em apenas um punhado de capítulos é ótimo para entender como fazer o máximo de poucas páginas. Eu li Master Keaton e D-LIVE!! tantas vezes.

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