O ano de 2022 foi especial para exibição de animes nos cinemas brasileiros. Neste período, sete filmes estrearam nas salas grandes e conquistaram valores modestamente positivos em relação aos competitivos blockbusters de Hollywood, tendo em vista a crise que os cinemas enfrentam atualmente por conta das restrições da pandemia.
Segundo o site JBox, através da análise de dados da ANCINE no ano de 2022, o longa-metragem em anime com maior bilheteria até o momento é “One Piece Red”, que arrecadou 5.9 milhões de reais. As outras duas maiores bilheterias foram “Dragon Ball Super: Super Hero”, com 5,7 milhões de reais, e “Jujutsu Kaisen 0”, que arrecadou 4,8 milhões de reais ao longo de todo o período de exibição.
Completando a lista, “My Hero Academia: Missão Mundial de Héroi” fica em quarto lugar com 554 mil, “Sword Art Online Progressive: ária de uma noite sem estrelas” ficou em quinto com 147 mil reais, em sexto está o filme Belle de Mamoru Hosoda com 83 mil reais, e por fim, o filme compilatório “Odd Taxi: in the Wood” arrecadou 13,8 mil.
Confira a lista com os valores de arrecadação e os números de ingressos vendidos:
1 – ONE PIECE RED — 5,9 milhões (326 mil ingressos);
2- DBS: SUPER HERO — 5,7 milhões (331 mil ingressos)
3- JUJUTSU KAISEN 0 — 4,8 milhões (261 mil ingressos);
4- MY HERO ACADEMIA: MISSÃO MUNDIAL DE HERÓIS — 554 mil (29,6 mil ingressos);
5- SAO PROGRESSIVE: ÁRIA DE UMA NOITE SEM ESTRELAS — 147 mil (7,2 mil ingressos);
6- BELLE — 83 mil (4,4 mil ingressos);
7- ODD TAXI: IN THE WOODS –– 13,8 mil (564 ingressos).
Esses valores podem sofrer alterações, visto One Piece Red ainda está em circuito nos cinemas brasileiros. A Diamond Films distribuiu o filme animado baseado na obra de Eiichiro Oda com cópias dubladas e legendadas em português brasileiro.