O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Tatsuki Fujimoto

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Tatsuki Fujimoto, autor de Fire Punch, Goodbye Eri, Look Back e Chainsaw Man.


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Eu trabalhava digitalmente, então gostaria de saber exatamente o quão grande uma arte tem que ser. Eu fiz minha pesquisa na internet e até mesmo no site oficial da Shueisha, mas acontece que essa informação estava errada! Que bagunça!

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc..)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Desenhar coisas reais. Reproduzir mangás e animes a mão é mais um tipo de exercício para pessoas que já são decentes em arte, mas é preciso entender o que um bom design é. Então, ao invés disso, eu recomendo desenhar pessoas e lugares reais.
Você também deveria sempre pensar no que pode ser ganho se desenhar uma coisa ou outra.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Quando eu vejo um obstáculo no enredo. Ou eu altero o personagem principal ou tiro aquele pedaço do roteiro completamente.

Eu entendo por que as pessoas se sentem apegadas a seus trabalhos, mas se você ficar o dia todo, todo dia, encarando sua própria história, você vai objetivamente perder a essência dela. Não se apaixone demais por nada que você faça. Mate os seus amores.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Cuidado da minha saúde!

O que você tem em mente enquanto está criando mangás?

Eu tento criar cenas que os leitores vão se lembrar até o dia em que eles derem seus últimos suspiros.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Eu tiro inspirações de pessoas que podem existir, que existem, ou de quem eu vi em algum lugar! Não tenho certeza, sério!

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Eu nunca pratiquei.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Sete ou oito obras diferentes, eu acho!

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Deixar o mínimo de textos e explicações.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Um ou dois dias!

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Quatro a seis dias!

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Nada!

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Eu vejo filmes!

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