O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Posuka Demizu

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

Hoje é a vez de Posuka Demizu, a desenhista responsável por The Promised Neverland


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Você pode ser um mangaká sem ter que virar acordado toda noite! E você não precisa desenvolver calos de tanto segurar canetas! Mesmo se você tiver um estômago fraco, ou ter um aprendizado mais demorado, ou não ter uma conta com muitos seguidores, você pode se aplicar a esse trabalho.

Fato curioso: Eu seguro minha caneta de um jeito meio fraco, então eu não tenho calos. Durante meus dias de escola, eu achava que seria legal ter calos… então eu tentava esfregar meus dedos várias vezes pra crescer alguns. Não funcionou hahahah

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Não insista no “Isso é bom ou ruim?”. Apenas termine seu trabalho. No começo, quando eu desenhava mangá com uma caneta, me levava um mês inteiro para terminar cinco páginas.

Termine o trabalho como puder, e então, mostre a um editor. Amigos e família podem não te dar a reação que você espera, mas um editor pode apontar os pontos que você fez bem.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Tudo funciona, enquanto seu espírito não quebrar. Estar motivado por prazos pode ser uma coisa boa. Entre em todo concurso que você puder, por exemplo. Se você revisar incansavelmente, seu trabalho nunca será finalizado. Eu tendo a aceitar os conselhos do editor a maior parte do tempo, mas eu acredito fielmente que fazer isso (ou não) é escolha do autor (que não se aplica a mim em The Promised Neverland, já que mestre Shirai foi quem fez os storyboards).

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Eu queria ter gasto mais tempo falando com amigos e observando pessoas felizes. Pensando agora, vários personagens que eu criei me lembram de alguém da vida real, ou usam roupas que eu vi alguém usando em algum lugar, ou dizem coisas que já me foram ditas e que deixaram uma impressão forte em mim. Uma pilha grande para desenhar pode ser muito útil.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

A saúde vem primeiro. Coma suas refeições, durma a noite, caminhe. Também tente não ficar só em drinks de suplemento nutricional… guarde esses para quando sua saúde estiver realmente indo para o ralo.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Faça todo personagem ser reconhecível instantaneamente apenas por sua aparência! E não apenas por seu cabelo ou roupas. Talvez um dos personagens tenha mãos e pés grandes (uma criança com pés grandes provavelmente será alta), ou uma força clara na parte superior do corpo, ou uma postura interessante, ou um centro de gravidade excepcionalmente alto ou baixo, ou pequenos gestos que tendem a fazer. Pense sobre cada aspecto do corpo quando criar um personagem. A maioria deles se aplicam a personagens não humanos também.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Tente mostrar uma gama extensa de personagens; o resultado dessa experiência ajuda a praticar.

Antigamente, eu fazia personagens por diversão e colocava eles em histórias de mini mangás nas redes sociais. Alguns desses personagens eram populares com a minha audiência, enquanto outros chegavam e não marcavam presença. Eu ficava embasbacada quando as pessoas gostavam tanto de um personagem que criavam fanarts, e isso me inspirou a criar personagens melhores e melhores.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Eu não lembro! Hahahahaha No vácuo de dez anos entre a minha primeira submissão a Jump (durante o ensino médio) e meu primeiro trabalho publicado, eu provavelmente desenhei mais ou menos mil páginas de mangás para diferentes plataformas.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Mostre para as pessoas o que você quer mostrar à elas!

Enfatize elementos chave e desfoque, ou até omita, as coisas que supostamente precisam passar sem serem notadas. Para cada um dos quadros, páginas, capítulos ou volumes, decida quais elementos você quer mostrar mais. Isso que faz um mangá ser bom de se ler.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

O rascunho leva dois dias (depois do mestre Shirai fazer os storyboards). Até aquele momento, eu provavelmente levaria três semanas para terminar 30 páginas de storyboards por conta própria.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Por volta de seis dias! Dois dias para o rascunho, dois dias para a arte-final e dois dias para finalizar!

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Para a minha arte de fundo, eu gosto de usar a visualização da rua (em um mapa digital) para achar e salvar imagens de prédios perto do que eu estou pensando na minha cabeça, então eu constantemente me vejo olhando locais famosos sobre o mundo e vagando sobre o mapa (por assim dizer). Quando eu saio para caminhadas na vida real, eu acho prédios interessantes, escadarias, tubulações, e coisas assim, e tiro fotos.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Conversar com amigos… eu acho? Eu constantemente trabalho com gêneros específicos, então eu conversava com pessoas que são experientes sobre estes gêneros para descobrir o que exatamente desenhar! Agora que eu sou uma adulta, eu acho que eu faço a mesma coisa, mas com experts de verdade?

Rolar para cima