O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Hideaki Sorachi

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Hideaki Sorachi, autor de Gintama


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Constantemente, vemos informações sobre como profissionais com um time de assistentes podem dividir o time e a carga de trabalho enquanto estão terminando um desenho, mas vocês raramente verão autores comentando sobre fazer todo o trabalho sozinho, apesar do fato de que essa é a realidade para a maioria dos autores novatos. 

Eu acho que vários novatos podem ter seus espíritos destroçados sob o peso de tanta carga de trabalho e acabam desistindo com seus rascunhos interminados. Convém a eles ouvir um pouco sobre a necessidade de estar preparado mentalmente para isso tudo. Meu primeiro trabalho me fez me contorcer em agonia por seis meses. A jornada dos mangakás é bem mais brutal no começo.

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Introspecção. Eu analisei a mim mesmo e refleti sobre quais seriam as minhas melhores armas (e as minhas piores). Decidi o que eu conseguiria fazer (e o que não conseguiria) com o máximo de autoconsciência que eu pude.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Eu dou uma boa olhada nos meus storyboards e reexamino qual papel cada página vai ter. Por exemplo, uma página pode ser o “espaço livre” que vem antes de uma grande piada. Então, quais quadros são absolutamente necessários e quais eu posso tirar? Eu tendo a posicionar minha câmera metafórica de escritor bem longe no começo, mas eu vou dando zoom cada vez mais e mais até os detalhes ficarem em foco. Essa é a melhor forma que eu tenho para arrumar meu trabalho.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Ter uma pilha de design de personagens para desenhar adiantada. Criar personagens do zero, enquanto trabalho em uma serialização semanal? Ufa, isso é difícil. Tanto mental quanto fisicamente.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Eu estou sempre procurando o ponto de intersecção do que eu quero desenhar e do que os leitores querem ler. Quando tem muitas dessas intersecções, são mais oportunidades para parar e tomar fôlego. Mas se você só tem uma ou duas linhas assim, você vai cair numa via de mão única e vai ter que correr com o fluxo.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Eu decido desde o começo o que um determinado personagem pode ou não fazer, e faço o personagem seguir essas regras à risca, no começo. Isso é fundamental. Se o autor e o leitor não tiverem um entendimento em comum sobre a essência de um personagem, então, por definição, o autor nunca pode fazer nada chocante ou inesperado com o personagem para que ele ganhe mais fãs. Depois, crie cenários e histórias que forcem a afrouxar essas regras que prendem o seu personagem.

Acima de tudo, eu acredito que os leitores querem ver personagens sendo eles mesmos às vezes, mas também não, em outras vezes.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Quando você ver que gosta de alguém, analise como são seus próprios sentimentos sobre essa pessoa. Casos em que você era um grande fã de alguém desde o começo são menos úteis do que experiências nas quais você desgosta de alguém no início e ela passa a crescer pra você. 

Por exemplo, pode ter algo desagradável e tolo em um ator que é detestavelmente belo, mas então chega um raro momento em que ele diz apenas a coisa certa em um show e te faz pensar “Ah, ele não é tão ruim assim.” Nesse momento, largue o que você estiver fazendo e corra para fazer essa auto análise, para entender o que está passando na sua cabeça. Por que você o odiava antes? O que mudou? Como alguém que cria personagens, você precisa ser capaz de controlar essa dualidade gostável x detestável como achar que funciona melhor.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

De três a cinco dias.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

De dois a três dias.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu consumo vários mangás, filmes, livros, animes e videogames. Eu anoto padrões de história e os transformo na minha própria pilha de ideias. Especificamente, eu escrevo coisas que eu ache interessantes ou chatas, e então penso por que eu me senti daquela forma. É meu eterno dever de casa e hobby.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Meu maior desafio foi ser mais conciso com as minhas histórias, então eu li todos os one-shots da Akamaru Jump que eu pude e comparei como cada autor aborda sua distribuição de páginas com a minha distribuição, o que me ajudou a progredir. O truque para diminuir o tamanho da história é saber quando a mudança de cena deve acontecer, saber quanto tempo gastar em cada cena e cortar tudo o que pode ser cortado.

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