O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Gege Akutami

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Gege Akutami, pessoa responsável por Jujutsu Kaisen


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Queria que meu editor sentasse e me falasse “Faça seus balões de fala maiores” e “Não quebre tanto seus balões de fala”.

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Crie o hábito de finalizar o que começou. Trabalhe sua habilidade de conseguir explicar, em palavras, o que achou legal ou chato sobre determinada série. 

Se eu me encontro impossibilitado de me focar na arte, eu faço vários sketchs e silhuetas rápidas. Quando eu faço algum desenho voltado ao treino de luz e sombra hoje em dia me arrependo de não ter adotado esse hábito antes. Também me arrependo de ter criado tantos storyboards crus, com praticamente nenhum desenho finalizado.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Visto que minha obra é publicada em uma revista para crianças, sempre presto atenção nas vezes que meu editor me fala “Isso está difícil de entender”.

Eu tento planejar meus storyboards com um senso forte de equilíbrio e, muitas vezes, alterar a história baseado em conselhos dos outros se parece com remover peças de uma torre de Jenga, levando ao colapso e ao fracasso. Mudar pequenos detalhes é mais tranquilo, mas geralmente eu prefiro jogar fora e recomeçar do zero do que mudar muitas coisas do meu storyboard.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Eu queria ter mais experiência em fazer rascunhos.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Não estou tentando fazer com que pessoas da minha geração saiam achando que eu tenho bom gosto

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

A sua mera aparência deve evocar grandes risadas. Causar ênfase através da repetição. Algum tipo de discrepância entre a expectativa e a realidade.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Trata-se de imaginar como as pessoas vão se sentir quanto a seus personagens. O que é difícil.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Por volta dos 20 anos, eu tentei minha primeira obra curta (que é um completo rascunho) em uma revista chamada Aoharu. Eu liguei falando sobre levar meu trabalho, mas eles me responderam de uma forma bem evasiva, então eu desisti.

Depois disso, eu tive dois one-shots diferentes em uma revista irmã, dois outros one-shots na Weekly Shonen Jump, uma serialização de quatro capítulos em uma revista mensal (que acabou se tornando o volume 0 de Jujutsu Kaisen), e, finalmente, minha serialização na WSJ.

Entre meu primeiro one-shot na revista irmã e meu segundo na revista principal, eu aprimorei minhas habilidades sob a supervisão de Kano-Sensei [Yasuhiro Kano, autor de Kiss x Death].

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Eu deixo minha arte ultrapassar as linhas de segurança e sangria para guiar os olhos dos leitores. Dito isso, eu tendo a sacrificar legibilidade pelo que eu acho interessante, então não me considerem uma influência a ser seguida.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Depende do capítulo, mas geralmente por volta de um dia. A parte estranha é que, mesmo quando eu tenho a história pronta e não estou inseguro de nada, eu posso demorar doze horas ou mais só pra começar o storyboard (que leva de seis a sete horas para finalizar). Se, como eu, você é o tipo de pessoa que gasta três horas com uma tarefa de trinta minutos, você pode ter problemas se for serializado em uma revista de mangá.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Por volta de cinco dias. Meu foco é um lixo completo.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu recomendo ler contos (prosa). Algumas das minhas melhores ideias vêm quando estou imaginando como transformar contos em coisas maiores.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Histórias curtas de Haruko Ichikawa e Tomoko Yamashita. Com one-shot, eu penso que é melhor fazer tudo ser relacionado a um drama íntimo humano, mais do que na construção e no mundo.

Rolar para cima