O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Eiichiro Oda

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Eiichiro Oda, autor de One Piece


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Saber o que os storyboards realmente são. Eu começava contando as minhas histórias usando páginas completas rascunhadas. (Isso foi antes da internet existir)

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc..)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Desenhar coisas de forma realista. Desenhar as animações da Disney quadro por quadro. Desenhar modelos no momento em que elas chegavam na passarela.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Lidar com meu editor dizendo “Certo, isso aconteceu como eu pensei”. Eu comecei a pensar sobre o que faz eles esperarem o que está por vir. Várias vezes, não tem um motivo claro.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Todos os pensamentos do mundo não vão te preparar, então eu digo, vai, e quando você conseguir, aí você pode começar a entrar em pânico. Você vai dar um jeito. Seres humanos são incríveis quanto a isso.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás?

Eu quero mostrar algo novo aos leitores.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Visuais bem distintos.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Observem pessoas da vida real.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Eu desenhei mangás nos meus cadernos na sexta série. Um dos meus mangás foi finalista num concurso no meu primeiro ano do ensino médio. No meu último ano, eles publicaram meu mangá vencedor do prêmio Tezuka, “Wanted”. Eu não tenho os números pra te dar, mas eu desenho todo dia desde o primeiro momento que eu consegui desenhar.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Boas construções de frases.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Eu gosto de terminar em três dias. Se leva mais tempo, eu tenho que terminar o rascunho mais rápido.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Idealmente, três dias. Eu usaria todo o tempo todo mundo, se eu pudesse.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu faço anotações sobre filmes e quaisquer outras coisas que me inspirem no meu dia a dia. É muito fácil esquecer as coisas se não fizer isso.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Nada. Quão ingênuo eu era. A internet faz com que seja tão simples olhar as coisas, e tudo o que você precisa saber sobre arte está basicamente sentado ali, então eu diria para fazer uso desses recursos.

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