O site oficial dedicado a série animada das histórias de Junji Ito divulgou cinco novos contos que serão adaptados para anime. A coletânea de animações intitulada Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre é um original Netflix e tem previsão de estreia para outubro de 2023.
Recentemente, Junji Ito foi indicado a dois prêmos Eisner na edição de 2022, com suas obras Lovesickness: Junji Ito Story Collection (Melhor edição americana de material internacional – Ásia) e Deserter: Junji Ito Story Collection (Melhor artista). As obras indicadas fazem parte da coleção Masterpiece do autor, sendo os respectivos volumes 4 e 5 da coletânea.
Em comemoração às indicações, os novos cinco contos animados da série Maniac são oriundos destes volumes. “The Strange Drudging Brothers: The Descent Society” é parte integrante do volume 4 e “Long Hair in the Attic”, “Unbearable Maze”, “Bully Girl” e “The Chamber of the Sleeping Demon” do volume 5.
Além do anúncio, novas imagens promocionais dos episódios foram disponibilizadas, assim como parte do elenco de voz envolvida no projeto. Uma breve entrevista com os novos nomes do elenco foi divulgada pelo site, com comentários e expectativas para a série.
Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre terá 20 contos de Ito adaptado para animação, dentre eles os já divulgados Tomie e Soichi.
Junji Ito se tornou a primeira pessoa japonesa na história a ganhar dois prêmios Eisner na mesma edição (2021). No Brasil, o autor já foi publicado pelas editoras Pipoca e Nanquim, Devir e Darkside.