Alguns dias atrás foi disponibilizado oficialmente os três primeiros capítulos de Takopi’s Original Sin, mangá de Taizan 5.
Com um traço tão fofinho, assustei quando ele veio com um aviso de “Não é seguro abrir no trabalho”. Mas, depois de ler os 3 primeiros capítulos, consegui entender perfeitamente o que aquilo quis dizer.
Antes de começar o review, é preciso comentar. Takopi é CHEIO de gatilhos. Se você é uma pessoa que está em um momento difícil de sua vida, eu não recomendo que o leia, e desejo do fundo do meu coração que passe por isso. Você vale a pena. Você é importante. Não se esqueça disso.
Vamos para a história: Nnuannu-kf é um alien do planeta Feliz que veio a Terra para espalhar felicidade. Assim que aterrisa, encontra Shizuka, uma garota de aprox. 10 anos. Ela o apelida de Takopi, pois o alien lembra um polvo (Tako, em japonês). Takopi então percebe que Shizuka sempre mantém um semblante pesado e nunca sorri. Seus colegas de sala e sua vida em sua casa parecem ser a causa da tristeza constante da garota. Então, cabe a Takopi entender isso e mudar as coisas para melhor!
Imaginem o seguinte: Em uma panela, misture Boa Noite Punpun com A Voz do Silêncio, e coloque uma pitada de Shuzo Oshimi. Agora, coloque um traço super fofo e inocente. Isso é Takopi. Um murro tão intenso que é até assustador pensar que isso está sendo publicado em uma revista cujo público alvo são garotos de 12 a 18 anos.
A mensagem é verdadeira e necessária, mas a abordagem é definitivamente surpreende e choca. O mangá, neste começo, consegue trabalhar bem o fato de que os pais acabam transmitindo, de propósito ou não, fardos para suas crianças, os quais elas não precisam nem merecem, e as consequências podem ser horríveis.
E tudo isso é contado do ponto de vista de Takopi, tão ingênuo quanto O Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, e isso traz ainda mais peso. Sua narração e protagonismo podem irritar, mas ajudam demais com o contraste do sonho para com a vida real, o ideal e o que acontece de verdade.
Takopi’s Original Sin é um soco que faz com que você queira acompanhar tudo. Uma recomendação forte e intensa pra quem tiver estômago e cabeça para tal.