Hoje foi divulgado o lançamento do livro O Manual de Guerrilha do Quadrinista. Proposto por Digo Freitas, o livro é um documento voltado a expor um panorama geral do que é necessário para trabalhar com quadrinhos no cenário brasileiro.
Pensado para servir exclusivamente ao compartilhamento de conhecimento, o livro está sendo disponibilizado em PDF de forma gratuita por meio deste link.
Além de Digo, que fez o texto base, a idealização e a edição geral, o livro conta com a colaboração de Alan Guedes, Andreia Fernandes, Daniel Esteves, Felipe Tazzo, Bruno Brunelli, Bruno Flesch, Math Vaz, Rubens Menezes e Valter do Carmo Moreira. O projeto gráfico foi idealizado por Guilherme Smee e a capa feita por Adriano Ferrera.
O livro divide-se em 12 seções, cada uma voltada para um ponto da realidade de quadrinistas nacionais. Desde a apresentação de cada função que uma pessoa pode ter dentro da produção de um quadrinho, passando por onde e como publicar, agenciamento de quadrinistas, editais, divulgação, logística, eventos de quadrinho e coletivos políticos.
Atualmente, a obra se encontra em 66 páginas, mas como é destacado no site, por ser uma primeira edição, tópicos foram abordados de forma superficial, aguardando maior colaboração para serem aprofundados. É um livro que se atualizará constantemente.