Esta semana, a autora Rumiko Takahashi foi condecorada pelo governo Francês como Cavaleira da Ordem de Artes e Letras (Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres). A condecoração foi feita na casa do embaixador Francês em Tóquio.
A autora já publicou os mais diversos mangás, dentre eles Ranma 1/2, Inuyasha e Mao, e já havia sido indicada ao Hall da Fama do Prêmio Eisner em 2018 e ao Hall da Fama do Prêmio Harvey em 2021. Em 2020, a autora também recebeu a Medalha de Laço Roxo do governo Japonês, prêmio dado a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento artístico no Japão.
Além de Rumiko, outros cavaleiros franceses incluem Jiro Taniguchi, Akira Toriyama, Katsuhiro Otomo, Go Nagai e Leiji Matsumoto. Takahashi é a primeira mulher mangaká a ser condecorada.
No Brasil, Inuyasha está sendo publicado atualmente pela editora JBC enquanto Mao pela editora Panini. No passado, Ranma 1/2 foi publicado pela extinta editora Animanga nos anos 90 e depois retornou pela JBC no começo dos anos 2000.