No dia 14, a editora Takarajimasha publicará seu ranking de mangás “Kono Manga ga Sugoi” 2023. Nele, a editora indica quais são os mangás mais recomendados, com base em pesquisas de trabalhadores da indústria de mangás e editoras.
O ranking é dividido entre trabalhos voltados ao público masculino e para o público feminino e, entre as obras vencedoras, já tivemos Pluto, de Naoki Urasawa; Bakuman, Assassination Classroom; Spy x Family; Ore Mongatari; Chihayafuru; Kimi ni Todoke e muitos outros.
Os vencedores do ano passado foram Look Back, de Tatsuki Fujimoto; e Umi ga Hashiru Endroll, de John Tarachine.
Este ano, o vencedor da categoria voltada a demografias masculinas foi Hikaru ga Shinda Natsu, de Ren Mokumoku, mangá que já foi anunciado pela editora Panini para ser publicado no Brasil. Outros destaques da lista ficam para Goodbye Eri, de Tatsuki Fujimoto, que ficou em 2º lugar; One Piece, em 8º lugar e o vencedor do prêmio Next de 2022, Super no Ura de Yani Suu Futari, em 7º lugar.
Já na categoria feminina, o vencedor foi Tenmaku no Jadougal, de Tomato Soup, um mangá de ficção histórica ambientado no Império Mongol. O destaque desta lista fica para Umi ga Hashiru Endroll, que ocupou o 1º lugar ano passado e hoje, consegue a 6ª posição.
O top 10 completo estão a seguir:
Público masculino:
- Hikaru ga Shinda Natsu, de Ren Mokumoku;
- Goodbye Eri, de Tatsuki Fujimoto;
- Takopi’s Original Sin, de Taizan5;
- Akane Banashi, de Takamasa Moue e Yuuki Suenaga;
- Gekikou Kamen, de Takayuki Yamaguchi;
- Kore Kaite Shine, de Minoru Toyoda;
- Super no Ura de Yani Suu Futari, de Jinushi;
- One Piece, de Eiichiro Oda;
- You and I Are Polar Oposites, de Kocha Agasawa;
- Midori no Uta, de Gao Yan.
Público feminino:
- Tenmaku no Jadougal, de Tomato Soup;
- Gene Bride, de Hitomi Takano;
- Majime na Kaishain, de Umeko Fuyuno;
- Onna no Ko ga Iru Basho wa, de Ebine Yamaji;
- Hoshitabi Shounen, de Sakana Sakatsuki;
- Umi ga Hashiru Endroll, de John Arachine;
- Busu nante Iwanaide, de Arako Toaru;
- Taiyou Yori mo Mabusii Hoshi, de Kazune Kawahara;
- Tamon-kun Ima Docchi!?, de Yuki Shiwasu;
- Watashi-tachi wa Mutsuu Ren’ai ga Shitai, de Yukari Takinami.