De acordo com o jornal The Guardian, a famigerada edição de One Piece criada por Ilan Manouach, compilando todas as 21.450 páginas em um único volume, não foi autorizada oficialmente pela Shueisha.
A obra, conhecida como ONEPIECE, está à venda por aproximadamente R$9.600,00, e será lançada pela empresa francesa JBE. Ao todo, ela terá uma tiragem limitada de 50 cópias.
“O produto mencionado não é oficial”, diz Keita Murano, um membro da parte jurídica da editora Shueisha, “Não demos permissão para isso. Nossa licença na França para a publicação de One Piece é com a editora Glénat”.
A editora, entretanto, acredita que não ocorre violação de copyright devido ao fato de que, pelo tamanho da edição, é fisicamente impossível lê-lo, tornando-o mais uma escultura do que um livro. A ideia de Manouach com sua escultura é criar, de forma visual e quantitativa, um entendimento de quadrinhos como dados, além de, ao criar um livro que não pode ser lido, mas que se é desejado, mostrar como quadrinhos são ao mesmo tempo literatura e mercadoria colecionável de investimento.
Fonte: The Guardian