Foram divulgados, no jornal Asahi Shimbun, os vencedores do 26º prêmio cultural Osamu Tezuka.
Na maior das categorias, a Grand Prize, o vencedor for Chi: Sobre o Movimento da Terra, de Uoto, fazendo com que o autor de apenas 24 anos se tornasse o vencedor mais jovem do prêmio até então. O mangá, que encerrou-se em 8 volumes, mostra a descoberta do modelo heliocêntrico do universo e a repressão da igreja quanto a isso.
Na categoria New Creator Prize (Prêmio para um Novo Criador), o vencedor foi para Natsuko Taniguchi com suas obras Youth Begins in a Corner of the Classroom e It’s Sukiyaki for Tonight. Youth Begins in a Corner of the Classroom é uma coletânea de histórias sobre juventude, enquanto It’s Sukiyaki for Tonight foca em duas mulheres aos 30 anos que decidem que, enquanto não encontrarem o cônjuge ideal para se casar, devem casar-se entre si.
Já na terceira e última categoria, Short Work Prize (Prêmio para Trabalhos Curtos) o prêmio foi para Izumi Okaya, por seus trabalhos em Have a Good Year e White Magnolias Do Not Fall Beautifully. Have a Good Year conta a história de Toshio Haida, um homem de 42 anos que, após a morte da mãe, passa a morar junto de seu pai, um senhor de 72 anos. Mas quando descobre que sua mãe deixou 5 milhões de ienes (aprox. 193 mil reais), se pergunta o que fazer com o dinheiro. Já White Magnolias Do Not Fall Beautifully conta a história de três amigas de infância que acabam se reencontrando na morte de um antigo colega de escola das três, que, mesmo nunca sendo próximo de nenhuma delas, nomeou as três em seu testamento.
Fonte: ANN