Foi divulgada hoje, 23 de janeiro, a lista dos mangás indicados para o prêmio Taisho de 2023, representando sua 17ª edição.
Foram indicados 10 mangás, oriundos de uma seleção de 242 títulos escolhidos dentro dos termos restritos da premiação. O comitê de votação é composto por funcionários de livrarias responsáveis pelos mangás de suas respectivas lojas. Os títulos só podem ser indicados se estiverem no começo de sua publicação (no máximo 8 volumes em circulação) e devem ter estreado no intervalo de tempo entre uma premiação e outra. A limitação do número de volumes e data de lançamento visa impulsionar e divulgar obras novas com potencial.
Dentre os destaques da lista temos You and I are Polar Opposites e A Witch’s Life in Mongol, ambas obras já indicadas ao prêmio em 2023 e Yomi no Tsugai, a mais recente obra de Hiromu Arakawa, autora de Fullmetal Alchemist.
A lista completa pode ser vista abaixo:
- Kanda Gokura-chou Shokunin-Banashi, de Akihito Sakaue
- Kimi to Uchuu o Aruku Tame ni, de Inuhiko Doronoda
- You and I Are Polar Opposites, de Koucha Agasawa
- Tamaki to Amane, de Fumi Yoshinaga
- Diamond no Kouzai, de Ouhashi Hirai
- A Witch’s Life in Mongol, de Tomato Soup
- Hirayasumi, de Keigo Shinzou
- Fami-res Iko, de Yama Wayama
- Heiwa no Kuni no Shimazaki e, de Gouten Hamada e Takeshi Sesimo
- Yomi no Tsugai, de Hiromu Arakawa
Neste ano, todos os indicados ao prêmio são inéditos no Brasil. Porém, alguns vencedores dos anos anteriores já foram lançados aqui, como O Incidente de Darwin, vencedor de 2022; Frieren e a Jornada para o Além, vencedor de 2021; Blue Period, vencedor de 2020; Astra Lost in Space, de 2019, e muitos outros. Além destes, Blank Canvas, vencedor de 2015, foi anunciado pela editora Devir ano passado.