Texto retirado da revista Captain Tsubasa Magazine 19. Traduzido originalmente por @CTsubasaShots
Obrigado a todos por sempre acompanhar e ler “Captain Tsubasa” e a “Captain Tsubasa Magazine”
Em um anúncio repentino que informo a vocês que os últimos capítulos de “Captain Tsubasa Rising Sun THE FINAL” assim como os de “Captain Tsubasa MEMORIES 4 Strongest! Meiwa FC Legend” estarão disponíveis na próxima edição da revista. A revista “Captain Tsubasa Magazine” também se encerrará no próximo volume, o volume 20.
E eu..pretendo me aposentar da linha de frente da criação de mangás.
Eu tenho pensado sobre minha saída de mangaká nos últimos anos. Quando comecei a série “Captain Tsubasa Golden 23”, eu pensei vagamente que, devido a minha idade, eu me aposentaria como mangaká quando terminasse o arco das Olimpíadas.
Porém, eu decidi me aposentar antes de completar este arco.
Mas ao anunciar isso, eu não quero que os fãs que tanto gostam de “Captain Tsubasa” e acompanharam por tantos anos tenham preocupações ou especulações. Eu vou explicar honestamente porque cheguei a essa conclusão.
Deterioração da minha saúde e mudança de ambiente criativo
Em 1981, eu comecei a publicar “Captain Tsubasa” na Weekly Shonen Jump”. Por muitos anos, apesar de algumas interrupções devido a outros trabalhos, eu não estava doente, e acho que ainda estou com uma boa saúde hoje. Porém, enquanto eu continuava a escrever o mangá, a manifestação do declínio da minha condição física devido a idade se tornou inevitável.
A velocidade na qual eu desenho também se tornou consideravelmente mais devagar.
Enquanto, na minha juventude, eu conseguia facilmente dar conta de uma série semanal desenhando uma média de 80 páginas por mês, agora eu tenho dificuldades em manter uma série quinzenal de aproximadamente 50 páginas por mês. Além disso, minha visão tem piorado e tem se tornado mais difícil de focar, mesmo quando estou desenhando as linhas no papel.
Também tenho sofrido de vertigem com origem desconhecida. O diagnóstico que eu tive suspeitava de “vertigem posicional paroxística benigna”, uma condição em que a vertigem ocorre quando a posição da cabeça muda. Então, quando estou sentado na minha mesa desenhando, me inclinando para frente depois de terminar uma seção de textos, quando eu me ajeito, me sinto tonto, e até mesmo posso perder o equilíbrio quando me levanto.
Infelizmente, meu corpo envelheceu consideravelmente desde que eu tinha 20 anos.
Também, a recente transformação digital teve vários impactos no meu trabalho. Por exemplo, as retículas que eu usei por décadas foram abandonadas na produção, tendo que ser trocadas, dificultando o processo. E mais, os assistentes foram reduzidos. O número de pessoas que entende mesmo de técnicas de desenho analógico está diminuindo, enquanto a nova geração está se especializando em criação digital. Desde o começo da minha carreira, eu sempre desenhei de forma analógica. Então, na minha idade, era essencial para mim trocar para métodos digitais. (Eu definitivamente queria manter meu estilo analógico de desenho).
Por outro lado, o mundo dos mangás está rapidamente se movendo para a digitalização, e, com esta tendência, é previsível que canetas, tintas e até mesmo papéis se tornem mais difíceis de ter. E mais: com o gradual envelhecimento da equipe inteira, incluindo a mim mesmo, podemos antecipar uma maior lentidão no ritmo de escrita.
A epidemia do Coronavírus
A infecção do coronavírus aconteceu e um estado de emergência foi declarado em Tóquio, onde fica meu local de trabalho, em Abril de 2020. Exatamente quando a “Captain Tsubasa Magazine” começou. Normalmente, desenhar mangás envolve a equipe se juntar em uma sala e trabalhar intensivamente em cenários e etc…
Porém, devido a medidas como distanciamento social, não foi possível trabalhar no lugar de sempre. Tive que dar instruções nas pranchas de desenho quando os personagens já estavam arte-finalizados e então dividir elas entre a equipe para que eles levassem pra casa e trabalhassem nelas. Quando o trabalho estava pronto, todo mundo me entregaria elas e os toques finais eram feitos. Não tinha escolha, mas esse jeito de trabalhar atrasou consideravelmente o ritmo da escrita.
Porém, mesmo dando os nossos jeitos no cronograma, quando eu continuei a desenhar os manuscritos da “Captain Tsubasa Magazine”, eu tive uma encomenda para desenhar um especial para o aniversário de 10 anos da criação da Grand Jump e tive que desenhar “Boku wa Misaki Taro 2”.
O número de páginas era por volta de 40. Eu costumava desenhar por volta de 100 páginas por edição da “Captain Tsubasa Magazine”, então teria um total de 140 páginas por uns 2 meses. Quando eu publicava na “Weekly Shonen Jump” ou na “Weekly Young Jump”, eu produzia por volta de 80 páginas por mês, um total de 160 páginas em 2 meses. Mesmo que nós estivéssemos no meio da pandemia, eu pensei que se me pressionasse um pouco, conseguiria entregar a tempo
Porém, na verdade, isso não foi possível. Então, tive que dar uma pausa na publicação da “Captain Tsubasa Magazine”
Nesse momento, eu senti de novo que minha saúde estava deteriorando, e que com essa idade, chegaria o momento onde 40 ou até mesmo 30 páginas por mês se tornaram o meu limite. Durante essa pausa de um mês da revista, (foi um pouco mais de um mês para finalizar as 40 páginas de “Boku wa Taro Misaki 2”), eu decidi usar esse tempo para trabalhar nos rascunhos de “Captain Tsubasa Rising Sun”.
Foi no fim deste período que eu tive minha decisão.
Dois Caminhos, Uma Decisão
Dois anos se passaram desde o começo da pandemia do Covid-19, e a situação parecia que ia começar a estabilizar um pouco. Foi aí que a morte do Sr. Mizushima Shinki, um autor que eu admiro muito e que foi minha inspiração desde que eu era um adolescente (ele me inspirou a querer virar um mangaká), ocorreu aos 82 anos.
Eu formei uma amizade com ele por meio do basquete amador, e pensava que ele passaria até dos 90 anos devido a sua vitalidade incrível, então eu estava muito chocado. Essa notícia me fez pensar na minha vida como um mangaká.
Sim, o Sr. Mizushima anunciou sua aposentadoria um ano antes de sua morte. Eu pensei se eu deveria continuar a desenhar como um mangaká até meus limites físicos, como o Sr. Mizushima, ou deveria considerar outra opção. Também fiquei pensando em quão longe eu ainda iria com “Captain Tsubasa”, pensando que agora estou publicando “Captain Tsubasa Rising Sun” e um pequeno spin-off chamado “Captain Tsubasa Memories”, que é mais fácil de controlar.
Porém, “Captain Tsubasa Rising Sun”, que eu tenho publicado desde o fim de 2013, está nas quartas de final contra a Alemanha no momento.
Para completar os planos que eu tinha em mente (a conclusão das quartas de final, a semifinal e a final do arco Olímpico) e fazer todas elas serem tão emocionantes quanto o jogo da Alemanha, provavelmente levaria uns 10 anos (o jogo da Alemanha me levou 3 anos pra desenhar)…não, pensando no ritmo mais devagar da minha produção no futuro, talvez 12 anos?..E considerando a história que eu queria adicionar em seguida, poderia levar ainda mais.
Então o fim do arco Olímpico seria daqui a 15 anos? Eu estaria com mais de 70. Eu realmente conseguiria finalizá-lo?
Respondendo às minhas próprias perguntas, eu não me sinto confiante para dizer que sim.
Toda vez que eu ouço sobre a morte de mangakás como o Sr. Mizushima, eu percebo que eu não tenho garantia de estar apto a testar isso na minha situação atual nos anos que virão. Se eu morrer sem completar o arco Olímpico, com certeza ficaria com um grande arrependimento.
Por outro lado, no momento, eu tenho uma ideia geral do capítulo final de “Captain Tsubasa”. Isso inclui a próxima série depois do arco Olímpico de Rising Sun. Se eu continuar a desenhar até a conclusão, pode levar 15, ou até mesmo 30 anos…eu estaria com mais de 100 anos. Isso provavelmente seria inviável (por isso, com isso em mente, eu comecei NEXT DREAM [história do jogo de celular] depois de Rising Sun, que não pode ser lido como um mangá, mas as pessoas podem apreciar no jogo da KLab).
Porém, se eu me concentrar apenas em criar o roteiro, durante esse mês e meio de pausa, eu conseguiria fazê-lo. O rascunho de um roteiro que está sendo criado agora não seria visto até um ano depois se eu desenhasse no meu ritmo atual. Então eu me perguntei…isso significa que se eu me dedicar totalmente a escrever o roteiro por um mês e meio, eu conseguiria criar material suficiente para um ano do mangá?
Neste caso, se eu me dedicar a escrever apenas os roteiros por um ano inteiro, eu conseguiria criar histórias para os próximos 12 anos. Isso permitiria os leitores a descobrir o fim do arco Olímpico no próximo ano. E eu teria 64 anos.
Até mesmo o cenário para o arco “Captain Tsubasa NEXT DREAM” pode ser imaginado. E mais, eu percebi que poderia até mesmo criar o cenário para o próximo arco “Captain Tsubasa World Cup”
Mesmo como um rascunho, se eu deixar a história, talvez no futuro, com o avanço da tecnologia, um “robô” poderia criar um mangá de “Captain Tsubasa” baseado no cenário original. Depois da minha morte, outro mangaká pode assumir os desenhos baseado nesses rascunhos. E mais, pode até ser adaptado para anime. Como autor, ter toda a série “Captain Tsubasa” adaptada para anime também é um dos meus desejos, e se a história for até a Copa do Mundo adaptada, seria algo extraordinário.
Eu tive que escolher um desses caminhos.
Deveria eu, como o respeitável Sr. Mizushima, continuar desenhando até os meus limites físicos, até o fim da série, ou eu deveria parar a série Captain Tsubasa agora e deixar a história escrita até o capítulo final que planejei? Qual caminho seguir?
Considerando o tempo restante que eu tenho pra viver, eu sinto que eu deveria tomar essa decisão agora.
No fim, eu escolhi o segundo caminho. Escolher entre os dois caminhos não é uma decisão fácil.
Como Keisuke Honda, um ex-jogador da seleção japonesa, eu tenho outra versão de mim mesmo, o pequeno Yoichi Takahashi, em minha mente. Durante minha carreira de 43 anos como mangaká, em momentos de dúvidas, ele me acalmou e me encorajou. “O Mangaká Yoichi Takahashi não vai acabar assim. Você ainda pode desenhar mangás interessantes. Prove isso ao mundo com o próximo mangá que você desenhar”
Era assim que ele me encorajava.
Quando eu tomei essa decisão, eu me perguntei se eu estava entediado de fazer mangás, se eu estava desencorajado e perguntei a ele:
“Eu estou pensando em desistir de ser um mangaká. O que você acha?”
“- Não, você ainda pode continuar. Lute por isso agora. Desenhe mais para os leitores.”
Talvez essa era a resposta que eu estava esperando, mas a resposta que ele me deu na hora foi..
“Se essa é a decisão que você chegou, tudo bem. Você esteve desenhando por 43 anos.”
Foi assim que ele me respondeu. E minhas dúvidas desapareceram. Depois de responder a mim…Depois dele me responder…Depois dele me convencer…Eu tive minha decisão. E, apesar de saber que isso pode desapontar e entristecer aqueles que ainda estão aguardando a próxima publicação de “Captain Tsubasa”, espero que eles não seja contra mim. Eu tenho discutido como posso apresentar a história de “Captain Tsubasa” no futuro com editoras na Shueisha e espero poder anunciar isso após a publicação da última edição da “Capitão Tsubasa Magazine”, na edição 20. Agora, eu vou me concentrar em fazer a conclusão para “Captain Tsubasa Rising Sun THE FINAL” e “Captain Tsubasa MEMORIES 4”
Obrigado por sua paciência, a edição final da “Captain Tsubasa Magazine”, vol 20, estará nas lojas em Abril de 2024.
– Yoichi Takahashi.