O Jornal Asahi Shimbun divulgou os vencedores do 27º Prêmio Anual Cultural Osamu Tezuka.
Para ser elegível ao prêmio, o mangá precisaria ter lançado pelo menos um volume encadernado no ano de 2022. Dentre o comitê do juri deste ano estão os mangakás Osamu Akimoto e Machiko Satonaka; o escritor, e professor da Universidade de Arte e Design Tohoku, Yukiko Tomiyama; o professor Shohei Chujo, e outros mais.
Na categoria principal, o vencedor foi Yuria Sensei no Akai Ito, mangá josei de Kiwa Irie publicado na revista Be Love de 2018 a 2022, com 11 volumes publicados.
O prêmio de obra curta foi para Onna no Ko ga Iru Basho wa, uma história seinen publicada em um volume único, escrito por Ebine Yamaji. A história também ficou em quarto lugar na lista voltada ao público feminino do ranking Kono Manga ga Sugoi!
Por fim, o prêmio de Novo Mangaká foi para Danchoutei Nichijou, de Ganpu, mangá publicado de forma online no serviço Sunday Webry, da Shogakukan.
Dentre os vencedores dos anos anteriores estão A Lanterna de Nix, Golden Kamuy, Sangatsu no Lion, Pluto, Helter Skelter, Vagabond e outros mais.