As inscrições para o troféu HQ Mix de 2023 já estão abertas e, no regulamento descrito pelo site, teremos uma novidade: A criação da categoria “Mangá e produções correlatas”.
Apesar do nome da categoria se referir a mangás, é válido ressaltar que outras obras se enquadram na categoria. De acordo com o regulamento, a categoria engloba histórias em quadrinhos que possuem características narrativas, temáticas e estéticas típicas do mangá japonês, e contempla tanto o material traduzido no Brasil de criações japonesas, coreanas e chinesas, como de outros países, desde que possuam as citadas características. Portanto, entende-se que produções de mangás nacionais, tal qual de outras nacionalidades, poderão competir.
A criação da categoria não impede que mangás concorram em outras categorias, como tem ocorrido nos últimos anos, apesar das poucas indicações. Um dos últimos vencedores notáveis foi Akira, em 2020.
O troféu já tentou anteriormente uma categoria voltada a esse tipo de produção intitulada “Especial Mangá”. A categoria foi exclusiva do ano de 2016 e os indicados foram 20th Century Boys, Berserk, Blade, Don Drácula, Gen Pés Descalços, Monster, O outro cão que guarda as estrelas, Planetes, Zero Eterno e o nacional Quack – Patadas Voadoras, de Kaji Pato, sendo este o vencedor.
O local, data e horário da premiação serão divulgados futuramente.