O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Yuto Tsukuda

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Yuto Tsukuda, roteirista do mangá Food Wars: Shokugeki no Soma


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Eu lembro de ver “Use caneta hidrográfica ou pincel e tinta para preencher as áreas pretas” escrito em uma ficha de submissão e pensar “O que, eu não posso só usar uma caneta pincel?” Isso me deu uma angústia enquanto estava rascunhando. Felizmente, eu tinha um amigo que sabia muito sobre mangá que me disse que a caneta pincel era aceita. Ufa.

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Nenhuma estratégia especial, sério. Eu fiz minha serialização de estreia com os storyboards que eu desenhei enquanto trabalhava em um emprego diário, então é o bastante pra dizer que eu não tinha grandes visões e foi apenas um tipo de transe em que tudo isso aconteceu… Hoje em dia, eu acho que ajuda analisar os enredos de mangás que já existem quando eu crio storyboards para o meu.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Eu acho que é quase impossível olhar para os meus storyboards logo depois de desenhá-los. Eu nem tento me auto-editar; eu só mando meu trabalho direto para o meu editor. Então coloco minhas opiniões contra as deles para decidir como arrumar as coisas. Para qualquer um que está considerando enviar seu trabalho e está prestes a entrar nessa toca do coelho sem fim que é se auto editar, eu acho que tem que ser dito pra esquecer tudo isso e só enviar o que você já tem.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Eu deveria dizer algo como “Eu deveria fazer mais pesquisa preliminar”, mas a verdade é que a pesquisa nunca termina depois que você começa a serialização, então realmente, não tenho nada a dizer.

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Eu quero que os personagens criem o que pareça ser um lugar de pertencimento. Na minha vida mesmo, eu fico muito feliz quando vejo personagens em mídias e penso “Cara, seria tão confortável sair com esses caras” ou “Eu queria poder viver nesse mundo!”.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

De alguma forma deixá-los humanos, com todos os defeitos. Nus e crus.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Se pergunte por que seu personagem é tão atrativo pra você. Coloque pensamentos sérios nisso e coloque sua resposta em palavras. Então, converse sobre isso com amigos e autores. Quando você puder vocalizar esses pensamentos e sentimentos, você poderá usar essa habilidade no seu mangá.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Meu primeiro rascunho (de quinze páginas) foi finalista num prêmio mensal. Meu segundo trabalho (de trinta e uma páginas) venceu o concurso e saiu em uma revista irmã.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Deixe seu diálogo com apenas cinco linhas de texto (ou menos) por balão de fala. Salvo exceções.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

O primeiro rascunho dos meus storyboards leva pelo menos dois dias, possivelmente quatro ou cinco se eu não tiver ideia do que meus personagens estão pensando e sentindo… Lamento profundamente quando isso acontece. Então, eu discuto com meu editor antes de voltar à mesa e desenhar uma segunda, terceira, quarta vez… Meu produto final leva de cinco a sete dias.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Com minha série mais velha, Shonen Shikku, eram quatro dias (meu plano auto-imposto era de cinco páginas por dia).

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Quando eu ouvi que Yoshihiro Togashi fez, da sua maneira, um guia secreto pra se ajudar com seus próprios storyboards, eu tive que tentar fazer o meu. Eu analisei e comparei histórias existentes, escrevi anotações sobre elas, e inclui dicas e truques sobre criar storyboards que aprendi com meu editor e outros autores. Às vezes, quando eu tenho um obstáculo, tudo o que eu preciso fazer é olhar minhas anotações secretas para achar a solução que está me encarando.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Eu dei uma olhada nos One-Shots de uma revista irmã da Jump na época, li eles do começo ao fim, e tomei nota de como aqueles autores cuidavam da distribuição de página, por exemplo.

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