O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá – Shun Saeki

No dia 18 de Outubro deste ano, foi publicado o livro “The Shonen Jump Guide to Making Manga” (O Guia da Shonen Jump para Fazer Mangá, em tradução livre). Em uma determinada seção do livro, 16 mangakás foram entrevistados para falar sobre como é seu processo criativo. Estaremos trazendo, aos poucos, todas as entrevistas.

A entrevista a seguir foi feita com Shun Saeki, ilustrador do mangá Food Wars: Shokugeki no Soma


Qual conhecimento teria te beneficiado quando você começou sua carreira como mangaká?

Ter um manual de instruções simples e completo (feito na minha cabeça). Eu acho que todo o conhecimento sobre mangá é válido, então eu realmente só queria recursos que pudessem me ensinar algo, já que eu não tive pessoas que pudessem me ensinar isso. 

Os conteúdos são tão vastos nos dias de hoje que você tem que peneirar bem as montanhas de conteúdos para achar as coisas boas (ainda assim, para a maioria das coisas, tenha certeza de conferir as resenhas).

Qual foi a primeira coisa que você fez depois de decidir ser um mangaká? (ex: praticar, criar estratégias, etc)? E/ou, você tem um método eficiente para praticar?

Até que a minha arte começasse a me dar dinheiro, eu era o tipo de pessoa que desenhava coisas sem foco, sem um pensamento na minha cabeça. Me ajudou a polir minha arte, mas esse tipo de prática não levou a nenhum crescimento, então eu recomendo desenhar coisas da vida real. Hoje em dia, você tem softwares como o PureRef que disponibiliza imagens de referência para tudo o que você tentar desenhar. Foque nisso, e você dará saltos de qualidade.

No que você fica mais atento enquanto revisa seus storyboards (seja quando se auto edita ou recebendo conselhos editoriais)?

Como artista (e não um roteirista), essa pergunta pode não se aplicar tanto a mim, mas tem vezes que algum rascunho que eu fiz me é enviado de volta com coisas a arrumar. O que eu posso dizer é isso – é muito difícil ser objetivo sobre sua própria arte, então não perca tempo em achar um editor ou alguém de fora pra te dar um feedback.

Eu entendo a vontade ocasional de jogar fora algo que você fez ao invés de arrumar. Mas eu vou te dizer, uma coisa que acontece comigo várias vezes é quando uma arte minha que eu não estou fascinado, ou às vezes até mesmo uma que acho um fracasso, ganha muitos elogios dos fãs e outros envolvidos. Ou o contrário, quando estou trabalhando a fundo em algo que fiz, mas que ganha uma resposta morna. Os gostos das pessoas são diferentes, então sempre parece uma perda de tempo se angustiar por algo quando o único feedback que você tem é o seu próprio.

Tem alguma coisa que você poderia ter preparado melhor antes da sua serialização começar?

Eu estava sob a impressão ingênua e errada de que o trabalho de um autor da Jump pode ser resumido em “desenhar 19 páginas de mangá por semana.” Eu queria ter me preparado pra escala verdadeira de trabalho (que vai bem além do que simples dezenove páginas).

O que você tem em mente enquanto está criando mangás? 

Quando eu faço minha arte, estou torcendo para provocar reações simples e diretas dos leitores. “Legal!” “Fofo!” “Empolgante!”.

Qual sua abordagem para criar personagens marcantes?

Em matéria de arte, eu dou a cada personagem pequenas peculiaridades. Isso pode vir na forma de expressões faciais, gestos e poses.

Como alguém pode praticar a criar esses personagens fortes?

Meu primeiro passo é focar toda minha atenção em criar uma estrutura base do rosto do personagem, mas me levou um tempo para perceber que só isso não é o suficiente para deixá-lo atrativo ao público.

A expressão facial e os movimentos (junto daquelas peculiaridades) são a chave. Você tem que ter uma biblioteca extensa de opções para escolher.

Quantas páginas/obras você criou até chegar na sua primeira submissão de verdade? E quantas obras/páginas desde a sua primeira submissão até sua estreia?

Já que eu sou um perfeccionista que se prende nos detalhes e edita as coisas incansavelmente sem nunca terminar, eu sinto que provavelmente eu tinha apenas trinta ou quarenta páginas de mangás completos antes de entrar em um concurso pela primeira vez. Além de vários storyboards e rabiscos, claro.

Eu fiz vários one-shots antes de começar a serializar, então foi por volta de 500 a 600 páginas.

Qual sua abordagem para criar mangás que são bons de se ler?

Como um artista, eu diria “localização de quadros que faça o ritmo ser claro” e “bom balanço de preto e branco”. Mais importante, evitar desenhar aonde é incerto o que é para ser mostrado ali.

Quanto tempo demora para criar um storyboard de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Não consigo dizer , já que é o roteirista que cuida disso.

Quanto tempo demora para você finalizar o desenho de um capítulo de 19 páginas para um mangá?

Termino um capítulo em seis dias.

Além de criar seus storyboards, o que você faz pra ter ideias e pontos do enredo de suas obras?

Eu sempre tenho séries de TV e animes tocando no fundo enquanto eu trabalho. Como eu mencionei antes, eu uso aquele programa de referências de imagem chamado PureRef.

Tem alguma coisa que você usa de referência quando cria seus one-shot?

Eu leio muitos volumes 1 de todo tipo de séries de mangás.

Rolar para cima