Na tarde do dia 05 de setembro, segunda-feira, a editora Universo Guará apresentou a live Expandindo o Universo 2022, na qual mostraram seus próximos títulos para o ano de 2022, além de todos os quadrinhos que estarão presentes no Almanaque Guará em sua segunda temporada.
Iniciando pelos títulos solo, o ano de 2022 da editora contará com o volume 3 de Teocrasilia, intitulado Laços de Sangue, de autoria de Denis Mello e arte de Alexandre Contador, continuando a história da distopia teocrática dos dois volumes anteriores.
Além dele, o único outro quadrinho solo que teremos ainda este ano será Rua, de Rapha Pinheiro e Renan Lino, contando histórias diferentes que se passam em uma mesma rua do Rio de Janeiro. Quadrinho que já está agora em financiamento coletivo pelo Catarse.
A segunda temporada do Almanaque Guará terá 12 histórias, sendo 5 delas continuações de histórias mostradas na primeira temporada, e outras sete inéditas. Passando primeiramente pelos retornos, teremos Travessia, quadrinho mudo de exploração, de Rapha Pinheiro.
Ecos, uma aventura escrita por Rafael Kraus, desenhada por Rapha Pinheiro, arte-finalizada por P.R. Soliver e colorida pro Vitor Wiedergrun, também retorna ao Almanaque. A história, que na temporada anterior teve seu foco na terra, agora se passará principalmente na água.
Teremos também Omertà, um quadrinho focado em máfia, escrito pelo Youtuber Rino Felix, do canal All Stars, desenhado por Dan Borges, arte-finalizado por Caio Pegado, e colorido por Patrick Costa. Esta nova fase expandirá o universo mostrado na primeira temporada, com o protagonista indo para a Itália.
Tito, a história no mesmo universo de Cidadão Incomum, retorna de uma forma diferente. Além de um novo desenhista, Lucas Filappi, a nova história de Pedro Ivo conta com um embate entre o Tito e Caliel, sendo que o quadrinho abordará este embate do ponto de vista do personagem Tito. A mesma história do ponto de vista de Caliel será mostrado no livro Cidadão Incomum 2, que será publicado pela editora Conrad, responsável pela publicação do primeiro romance da série.
Encerrando os quadrinhos que retornarão na temporada, temos a volta de Guará, o título metalinguístico de uma estagiária da própria editora viajando pelo Almanaque. Leo Finocchi cuida do roteiro, desenho e arte-finalização, enquanto Luan Alves cuida da colorização. Rapha Pinheiro faz alguns cenários para a obra.
Entre os quadrinhos novos que virão, um deles é Pérola, um reboot de um dos primeiros quadrinhos da editora, feito antes de sua reformulação de Guará Entretenimento para Universo Guará. Os demais quadrinhos da editora publicados nesta primeira fase da Guará, Desviantes e Santo, já foram republicados no Almanaque em sua primeira temporada. A nova roupagem de Pérola contará com a escritora original, Kika Hamaoui, juntamente de Fran Briggs. Akila Gabriel está responsável pelos desenhos enquanto as cores serão de Thamara Jardins.
Além desse, teremos Gambiarra, um quadrinho que adapta o curta-metragem de mesmo nome, feito por Gustavo Colombo. Passa-se em um Rio de Janeiro cyberpunk e conta com o roteirista do curta envolvido na produção, juntamente com Erik Hewitt para o roteiro do quadrinho. O desenho ficou por conta de Thamara Jardins e Ian Costa, cada um fazendo um dos arcos da história; arte-final de Eduardo Prota e cores de Math Sowande.
Partindo agora para os quadrinhos completamente inéditos, teremos Sessão da Madrugada, trabalho do youtuber Marcelo Lara, do canal A Batcaverna. O quadrinho foi descrito como semelhante a um livro da série Goosebumps e Stranger Things, mas num Brasil dos anos 90. Dan Velez é o desenhista, Mity Dias é a arte-finalista e Maju Bengel faz as cores.
Indo para o romance, teremos Educação Emocional, com roteiro de Wuta Tumaki e Alec, lápis de Alec, arte-final de Débora Santos e cores de Amanda Freitas. O quadrinho é um romance com personagens LGBTQIA+, abordando tanto escolas públicas quanto religiosas.
Também foi anunciado Estrada & Fantasmas, quadrinho de aventura e mistério, semelhante a Scooby-Doo, onde um grupo viaja pela América Latina atrás de um terrorista que está relacionado com fantasmas. O roteiro é de Pacha Urbano, desenho de Cássio Ribeiro, arte-final de Renata Rinaldi e cores de Rebeca Leite.
A Guará também terá um quadrinho de esporte, intitulado Sociedade Mecânica de Futebol, e situado em um mundo futurista, com futebol de robôs. O quadrinho é escrito por Denis Mello, desenhado por P. R. Soliver, arte-final de Marsal Branco e cores de Lola Oliveira.
Encerrando os anúncios do Almanaque, a editora apresentou Monte Feliz, escrito por Edinei Falci e desenhado, arte-finalizado e colorido por Alexandre Contador. Monte Feliz é um quadrinho com temática de crimes e investigação, pensando em crimes comuns na vida do brasileiro.
No fim da live, Rapha comentou que a temporada 2 do Almanaque Guará terá seu início ainda em 2022, antes da CCXP, porém não deu data definitiva. Além disso, enfatizou que será mais barato que os volumes da primeira temporada, terá assinatura assim como a temporada anterior e terá uma periodicidade especial, não sendo mensal, mas sim “recorrente”.
Quando questionado sobre como será feita a periodicidade e como foi feito para baratear os volumes, o editor enfatizou o Picolé de Boné, um desenho e uma hashtag que a editora tem colocado nas redes constantemente, dizendo que aquele seria o futuro da Guará, mas sem dar maiores informações sobre.