Em entrevista ao jornal A União, o artista nacional Shiko comentou sobre seus trabalhos e prêmios recentes.
“O plano era terminar no terceiro volume, mas falhei miseravelmente”, disse Shiko na entrevista, revelando que seu novo plano será finalizar sua mais recente obra no volume 4.
O autor também revela que possui livros dos mais variados assuntos sobre o cangaço. Livros específicos sobre punhais, sobre a estética do cangaceiro e sobre biografias de homens e mulheres cangaceiras também.
Shiko ainda comenta sobre como não queria fazer histórias sobre cangaço.
“Por muito tempo, fugi de fazer uma história de cangaço.”, contou. “Eu corria desse sentimento de obrigação por ser sertanejo de ter que fazer uma história assim. Fiquei esquivando até que eu parei com essa besteira e tirei as anotações da gaveta. Essa obra me toca pessoalmente pelo Sertão, pelo meu berço. Eu vivi no Sertão até os 20 e poucos anos de idade e sou neto daqueles avôs vaqueiros mentirosos (risos), então passei a vida inteira ouvindo histórias. Escrever sobre esse mundo é muito confortável para mim. Eu estou em casa, é uma paisagem que eu conheço, são histórias que eu conheço e são histórias que eu me divirto muito, inventando, reinventando, costurando, construindo, recontando a palavra com imagem. É o quadrinho mais prazeroso que já fiz, apesar de ter sido o que mais me deu trabalho também”.
A série Cangaço e a Blindagem Mística conta atualmente com dois volumes lançados e o terceiro em pré-venda atualmente. A obra já ganhou o prêmio HQMix e competiu em cinco categorias do CCXP Awards, levando Melhor Desenhista. Já o projeto de adaptação para filme ganhou dois prêmios internacionais do Bucheon International Fantastic Film Festival. A direção ficará por conta da pernambucana Renata Pinheiro.
Paralelamente a este projeto, Lavagem, outro quadrinho de Shiko, ganhará uma adaptação em longa metragem, dirigida por Dennison Ramalho; e o quadrino Três Buracos será adaptado por Caito Ortiz pela Globo Filmes. Nenhuma das obras tem prazo de lançamento, mas atualmente Shiko está ilustrando depoimentos feitos para um documentário sobre milícias que será publicado no portal UOL.